================

== gmgall.net ==
================
É de compreender que sobretudo nos cansamos. Viver é não pensar.

1 Ano de Mastodon

non-tech web mastodon meta twitter

Ontem completei 1 ano usando apenas o Mastodon como rede social de uso geral1.

Antes, utilizava apenas o Twitter. Quero escrever um pouco sobre como a experiência em ambas se comparam.

As pessoas

Acho que o principal aspecto que mantém os usuários numa rede social é o… social. 😅 Quem você conhece e troca ideia por elas é determinante no seu uso.

Nesse aspecto, o Mastodon foi imbatível em comparação com todas as outras redes sociais que já usei. Não tenho a sensação de estar falando sozinho por lá. É fácil ter conversas divertidas ou informativas.

Já considero boas amigas algumas pessoas que conheci por lá. Isso demorou alguns anos para acontecer em outros ambientes virtuais. Claro que tenho certos probleminhas sob controle agora e isso ajuda, mas acho que estar numa rede que não limita o meu alcance2 foi essencial.

A descentralização

A descentralização do fediverso realmente funciona. Estive numa instância que ameaçou parar de funcionar. Migrei para outra e mantive meus contatos.

No Twitter, minha única alternativa por não estar gostando da nova direção foi deixar de usar a rede.

Como alguém que não quer uma web tão centralizada quanto a que temos hoje, gostei demais desse aspecto.

O ambiente

Talvez isso devesse entrar em As pessoas, mas acho que merece um comentário separado.

Dificilmente se encontra uma instância em que o tipo de figura que Elon deixou voltar para o Twitter “se crie”. A maior parte delas são de viés ao menos progressista.

Por ser um software livre baseado num padrão aberto, nada impede a existência de instâncias malcomportadas ou até fascistas, mas a tendência é os piores agentes terminarem isolados, bloqueados pelos demais.

Há um comentário recorrente de que o fediverso foi feito por furries e pessoas queer, daí recursos como CWs e filtros. Há todo um foco em criar um ambiente seguro. Longe de ser um paraíso para populações marginalizadas, claro, mas é bem melhor comparativamente que redes comerciais.

Achei isso ótimo. Se eu quisesse ler conteúdo reacionário, entrava no Facebook.

A API

Talvez isso seja altamente subjetivo, mas acho a API do Mastodon muito bem documentada e fácil de usar. A do Twitter, acho um pouco mais chata.

Fora que o imbróglio sobre novos preços de uso da API do Twitter foi tão chato que desisti de acompanhar. Não sei mais como está isso.

Filtros

Acho os filtros melhores no Mastodon. No Twitter, um conjunto de palavras relacionadas precisa ser silenciada uma a uma. No Mastodon, as palavras de um mesmo tema podem ser listadas num único filtro e as regras se aplicam ao filtro, não às palavras individuais.

Eventos ao vivo

Esse é o único aspecto que julgo o Twitter ainda superior. Eventos como partidas da NFL são comentados por mais pessoas no Twitter. O tipo de comentário também é mais variado. No Mastodon há principalmente os comentários tipo “mesa de bar”. No Twitter há, além desses, estatísticas e fatos históricos da liga.

Isso deve melhorar com mais gente no fediverso.


Conclusão: deveria ter migrado mais cedo. A experiência é melhor em quase todos os aspectos e me devolveu o prazer de estar numa rede social.

Twitter delenda est.


  1. Considero Facebook, Instagram, Twitter etc. “redes de uso geral” em oposição a LinkedIn, GitHub, Last.fm etc. ↩︎

  2. Já fiz o teste de manter uma mesma enquete, pelo mesmo tempo, no Twitter e no Mastodon. Neste, recebi 19 votos, naquele, 1 voto. Tenho mais seguidores no Twitter. O número de impressões também sugere que um percentual pequeno dos meus seguidores veem meus tweets. ↩︎

Comentários

📧 Responda por e-mail
Responda pelo fediverso

Responda pelo fediverso colando a URL abaixo no seu cliente:

https://ursal.zone/@gmgall/111903829203673349

Carregar comentários