As Consequências de Manter Comunidades de Esquerda na Web
non-tech mastodon politicsO texto abaixo não é de minha autoria, eu só traduzi para português. O texto original em inglês é de protodrew. Obtive autorização para fazer essa tradução por e-mail. A apreensão citada é de meados de maio de 2023.
Hoje, os administradores da kolektiva.social, uma instância do Mastodon que se vende como “uma plataforma livre, não corporativa para produtores de conteúdo anarquistas e anticoloniais que buscam contornar o Google, o Facebook e outros capitalistas de vigilância”, anunciaram que uma cópia não criptografada de seu banco de dados de meados de maio de 2023 foi apreendida pelo FBI como parte de uma operação não relacionada. O principal conteúdo afetado é toda informação de contas e postagens, independente das configurações de privacidade das postagens. Deve ser notado que mensagens diretas no Mastodon requerem uma cópia armazenada em ambos os servidores, no seu e no servidor do destinatário, então a disponibilidade desse tipo de informação não é única. No entanto, a incapacidade de lidar adequadamente com dados potencialmente sensíveis de usuários e de comunicar rapidamente esse vazamento me mostra que a kolektiva é vítima da falta de preocupação significativa com seus usuários que assola a maioria dos espaços de esquerda.
Espaços esquerdistas online são um pouco paradoxais. Num mundo neoliberal que é ativamente hostil a ações anticapitalistas (ex.: o administrador sendo alvo de uma operação por estar envolvido em um protesto), podem haver consequências sérias ao se discutir teoria, organização e ação anticapitalistas. Apesar disso, usuários raramente são adequadamente informados sobre as consequências do que postam e a segurança de seus dados. No Mastodon e serviços similares baseados em ActivityPub, você NUNCA deve postar nada que você não queira publicamente associado com a sua identidade. O fediverso não é um lugar para comunicação segura e a falta de consciência desse fato levou repetidamente pessoas a serem pegas de calças arriadas pensando que suas mensagens privadas são seguras.
Para ser claro, isso não é pior que redes sociais corporativas, que estão frequentemente mais que dispostas a entregar suas DMs descriptografadas para qualquer agência governamental que peça por elas. No entanto, espaços que se propagandeiam como lugares para ativistas se reunirem e trabalharem estão essencialmente criando grandes bancos de dados de esquerdistas que podem facilmente serem apanhados pelas autoridades se essas informações não forem protegidas.
É mais fácil do que nunca criar comunidades online, especialmente dentro do fediverso, mas é necessário mais que desejo para prover comunidade e palavras ao vento para prover segurança e privacidade aos usuários. Uma versão não encriptada do banco de dados nunca deveria ter sido armazenada em lugar algum, especialmente na máquina local de alguém que já atraiu a atenção das autoridades. Para piorar a situação, isso não foi comunicado aos usuários tão cedo quando possível e os acenos vagos à discussão de advogados não é o suficiente para explicar o atraso. Podem existir repercussões na vida real de organizadores e usuários ao manter espaços online e muitos espaços orientados à esquerda são operados por pessoas que maquiam a falta de habilidade de proteger seus usuários com jargões da moda.
Eu recomendo aos que são membros da kolektiva a migrarem para uma instância que vai atrair menos atenção e a nunca falarem lá sobre algo que você não gostaria que um policial lesse. Boa sorte aos administradores da kolektiva nos seus esforços de demandarem que o FBI devolva ou destrua esses dados. Tenho certeza que as autoridades atenderão.