================

== gmgall.net ==
================
É de compreender que sobretudo nos cansamos. Viver é não pensar.

Sandman - A Casa de Bonecas

fiction hq
Autor(es): Neil Gaiman
Editora: Conrad Editora do Brasil
Páginas: 240
Idioma: português
ISBN-13: 9788576161134
ISBN-10: 8576161133

Esse é o 2º arco de The Sandman, que compreende os fascículos #9 a #16.

Dei uma ligeira trapaceada nessa postagem, não li realmente no volume único publicado pela Conrad, li cada edição separada em inglês. Como não tinha os ISBN de cada um e como li Prelúdios & Noturnos no formato de volume único, estou publicando esse texto como se tivesse lido nesse formato também. Ao menos assim essa postagem traz informações úteis para alguém que deseje comprar e eu não fico com um monte de postagens seguidas para falar de fascículos separados.


Um pouco difícil achar superlativos para definir o quanto eu gostei desse arco. Quando falei de Prelúdios & Noturnos, citei que parecia que o arco se encerrou justamente no ponto em que o Gaiman estava “achando sua voz e refinando o que viria seguir”. Confirmo isso e afirmo que esse arco é bem mais “redondo” do que eu poderia imaginar.

A história é construída de forma muito cuidadosa. Personagens e lugares (sejam do próprio universo de The Sandman, sejam históricos) não são citados ao acaso. A quantidade de vezes em que um personagem citado anteriormente reaparece é grande e é sempre muito satisfatório porque não é gratuito. Sempre enriquece a história.

O arco começa num deserto, com 2 homens de uma mesmo tribo. Um homem velho conta uma história a um jovem como parte de um ritual de passagem a idade adulta. Essa história é a do amor proibido entre Morpheus e uma rainha humana de um reino antigo. Aqui fica claro que Morpheus é conhecido em diversas culturas diferentes, coisa que não é muito elaborada no 1º arco.

Depois, outros 2 irmãos de Morpheus são apresentados: Desejo e Desespero. Na conversa deles, é feita alusão a um “vórtex de sonho” e a um esquema contra Morpheus. No reino de Sonho, é feito um censo e se descobre que alguns habitantes estão faltando. Esses habitantes são pesadelos e sonhos criados por Morpheus. Eliminar o vórtex e encontrar os sonhos/pesadelos que escaparam para a Terra consiste no que poderia ser chamado de “história principal” desse arco.

Uma “história secundária” é a de Hob Gadling, um homem que recebeu a imortalidade em 1389 e combina de se encontrar com Sonho a cada 100 anos. Nas conversas nesses encontros, eles aludem a fatos e personagens históricos. No penúltimo encontro, Morpheus sai ultrajado porque Hob sugere que eles se encontram a cada século porque Morpheus se sente solitário. O último encontro é nos dias atuais e acontece após Morpheus de livrar de seu cárcere. O fascículo termina com Sonho falando I have always heard it was impolite to keep one’s friends waiting e oferecendo uma bebida a Hob.

No fechamento do arco, todos os sonhos/pesadelos que escaparam estão destruídos ou de volta ao Sonhar e o vórtex é eliminado. Fica claro o estratagema de Desejo contra Sonho citado no início do arco e a participação do vórtex nele.

Comentários

Responda pelo fediverso

Responda pelo fediverso colando a URL abaixo no seu cliente:

https://ursal.zone/@gmgall/111406745111861034

Carregar comentários