================

== gmgall.net ==
================
É de compreender que sobretudo nos cansamos. Viver é não pensar.

Sandman - Distant Mirrors

fiction hq
Autor(es): Neil Gaiman
Editora: DC Comics
Páginas: 113
Idioma: inglês
ISBN-13: 0
ISBN-10: 0

Não tive acesso a um volume encadernado desse arco, então li os fascículos #29, #30, #31 e #50 nas edições separadas em inglês. A capa acima é a do fascículo #29, Thermidor.

Ao contrário do que fiz com A Casa de Bonecas e Terra dos Sonhos, não “trapaceei” ao listar esse arco como um volume da Conrad porque acho que eles não publicaram esse arco num livro separado. Pelo que pesquisei rapidamente, as edições que compõem Distant Mirrors vieram junto do volume Fábulas e Reflexões.

Essas histórias isoladas foram a forma ideal de voltar ao mundo de Sandman depois do hiato de 10 meses. Não tive muitos elementos do universo ficcional para relembrar de uma só vez.


Distant Mirrors é um arco composto por 4 histórias independentes. Cada uma referenciando meses do ano, personagens e fatos reais.

Thermidor

Se passa na Revolução Francesa, no mês homônimo. Sonho pede para Johanna Constantine resolver um problema em que ele não poderia se envolver diretamente.

Robespierre e Louis Antoine de Saint-Just são personagens importantes, mas Thomas Paine, Danton, Fabre d’Églantine e Charles-Henri Sanson também aparecem ou são citados.

Outros elementos da realidade na história são a canção revolucionária Ça ira e as tricoteiras (Sobre elas eu não aprendi na escola. É um bom causo que mostra o quão sangrento o processo revolucionário realmente foi.)

August

Se passa no império romano, no reinado do imperador Augusto. A história começa com o imperador e um ator chamado Lycius se disfarçando de pedintes. Eles passam o dia juntos num mercado coletando esmolas e conversando sobre poder, o futuro de Roma e outros assuntos. Nessa conversa descobrimos a relação traumática de Augusto com o seu tio-avô Júlio César e que a ideia de Augusto se passar por mendigo surgiu após conversa com Sonho.

Lugares, peças de teatro, moedas e políticos da época são citados.

Three Septembers and a January

Como o próprio nome diz, a história narra eventos de 3 setembros e 1 janeiro do século XIX. O protagonista é o autoproclamado imperador dos Estados Unidos Joshua Norton, uma figura que se tornou folclórica e querida na Califórnia da época.

Desses Distant Mirrors, é talvez a parte que mais contribui para o arco principal de The Sandman, pois Joshua é objeto de uma aposta entre os Perpétuos. Aparecem Desespero, Desejo, Delírio, Sonho e Morte.

Entre os personagens reais que aparecem está o escritor Mark Twain.

Ramadan

Essa história se inicia numa Bagdá fantástica e idealizada. Harun al-Rashid governa a mais extraordinária cidade da Terra, mas está inquieto com a impermanência dessa perfeição. O califa então invoca Sonho e o oferece a cidade, para que ela seja eterna em sonhos.

Depois desse acordo, Harun acorda numa Bagdá muito menos fantástica, sem memórias do que tinha feito. Ao ser levado para seu palácio, encontra Morpheus no meio do caminho com uma cidade numa garrafa. O califa fica admirado com a sua beleza, se oferece para comprá-la e recebe em resposta que ela não está a venda.

A história termina com um velho contando a história acima para uma criança numa Bagdá moderna e destruída pela guerra. Essa estrutura com 3 finais evoca As Mil e Uma Noites e indica que o califa foi bem sucedido em manter viva a memória da Bagdá fantástica por meio de lendas e contos.

Essa é umas das histórias com estética mais multicolorida e fantástica que li até agora. Até Sonho, frequentemente retratado com o preto clássico, aparece envolto em cores aqui. Realmente uma obra de arte.

Recorte retangular de painel de 'Ramadan'. O retângulo está na vertical, com altura aproximadamente 4 vezes maior que a base. Nela aparece Morpheus com um manto preto, branco, azul e roxo. Ele é uma figura alta, magra e pálida. Segura uma esfera vermelha nas mãos e diz 'You have called me. And I have come.' O fundo da imagem é um céu fantástico azul claro com estrelas douradas.

Encontro inicial de Morpheus com o califa Harun al-Rashid em The Sandman #50.

Comentários

📧 Responda por e-mail