Sandman - Prelúdios & Noturnos
fiction hqEditora: Conrad Editora do Brasil
Páginas: 252
Idioma: português
ISBN-13: 9788576160892
ISBN-10: 8576160897
Prelúdios & Noturnos é uma republicação dos 8 primeiros volumes da HQ seminal Sandman de 1989. Nunca tive acesso a quadrinhos quando criança, então ainda tenho muitas joias nesse universo de HQs para descobrir. Tendo lido esses primeiros ~10% da história, acho que consigo afirmar que Sandman será uma delas.
Caso eu não seja a última pessoa do mundo a descobrir a história - como tenho a sensação que estou sendo - o resumo da trama é o seguinte: existe um grupo de personagens que são antropomorfizações de aspectos comuns a todos os seres vivos. Eles são chamados de Perpétuos.
Sonho (ou Morpheus, ou Sandman, ou Lorde L’Zoril1…) é o protagonista. Morte é irmã de Sonho e aparece no fascículo 8, o último nesse volume. Já está entre minhas personagens favoritas. Os demais perpétuos não apareceram ainda.
Em Prelúdios & Noturnos acompanhamos a captura de Sonho por um mago, as consequências no mundo dos mortais do longo período de cárcere de Sonho, a sua fuga, a jornada para recuperar os seus apetrechos roubados e a recuperação de seus poderes.
Nesse volume já dá para perceber que Gaiman é um baita escritor, não existem personagens avulsos. Ele não “dá ponto sem nó”. Uma pena eu ter começado essa leitura só depois de já estar com birra de editoras de quadrinhos e estúdios de cinema com suas franquias infinitas de super-heróis tomando o espaço de outros filmes nas salas de cinema. Há alguns anos eu apreciaria as aparições do Batman, do outro Sandman2, das Ligas da Justiça3, do Espantalho, daquele marciano verde4… Hoje acho essas referências um aspecto menor, não me importei tanto com elas. Ficava torcendo para o Gaiman voltar logo para o universo que ele estava criando, que já estava rico o suficiente.
Estou empolgado pelos próximos volumes. Tenho a sensação de que esse Prelúdios & Noturnos termina quando o Gaiman estava justamente “achando a sua voz”, finalmente refinando a visão do que viria a seguir.
-
Cada cultura tem um nome para Sandman. Isso deve ser das coisas mais interessantes da série, pois permite referenciar várias mitologias. ↩︎
-
Existe outro personagem com esse nome na DC. Acho que é da década de 40. Esse usa capa e tudo. ↩︎
-
Aparentemente existem 2 ligas. Uma “da América”, outra “internacional”. ↩︎
-
Jhon? J’onn? Era uma corruptela de “John”. ↩︎